Diploma digital é mais segurança e economia

A transformação digital trouxe vários benefícios tanto para as instituições de ensino superior, quanto para os alunos.

Dentre eles, está a emissão do Diploma Digital pelas IES de acordo com a legislação do Ministério da Educação (MEC).

O seu objetivo consiste na modernização do fluxo processual, além de proporcionar maior transparência entre instituição e aluno. Desta forma, há ganhos em segurança, conscientização ambiental e na eficiência das operações da instituição.

O MEC passou a autorizar a emissão de Diplomas Digitais por Instituições de Ensino Públicas e Privadas, por meio da Portaria Nº 330, de 05 de abril de 2018, com exigência de implementação de 24 meses após a publicação de toda a regulamentação.

Já a Instrução Normativa Nº 1, de 15 de dezembro de 2020, dispõe sobre a regulamentação técnica para a emissão e o registro de diploma de graduação, por meio digital, pelas Instituições de Ensino Superior -IES pertencentes ao Sistema Federal de Ensino.

Quem participa do processo de emissão?

Processo de emissao

IES Emissora

Instituição onde o aluno fez o curso

IES Registradora

Instituição que faz a acreditação, o registro e arquiva o diploma

A IES emissora deverá disponibilizar um sistema para consulta e validação dos diplomas emitidos. Além disso, cada diploma estará vinculado a uma URL única, disponível 24 horas e 7 dias por semana.

O documento digital será disponibilizado em ambiente seguro (HTTPS) e o endereço do sistema será disponibilizado no cadastro oficial do MEC.

Portaria nº 117, de 26 de fevereiro de 2021

O Ministério da Educação publicou no Diário Oficial, de 1 de março, a Portaria Nº 117 de 26 de fevereiro de 2021, que amplia o prazo para a implementação do diploma digital pelas instituições de ensino superior (IES) integrantes do sistema federal de ensino. De acordo com a portaria, as IES terão até o dia 31 de dezembro de 2021 para implementar o diploma digital.

Chega de processos burocráticos e demorados!

O Lyceum é a ferramenta líder em gestão acadêmica no Brasil e, dentre outras vantagens, também permite a emissão de diplomas e certificados de forma digital, sem necessidade de papel!

seloselo

Ligamos para você