Sistema de Gestão Educacional

Da educação básica ao ensino superior, nós cuidamos de todos os processos da sua gestão.

Solicite um orçamento

O que é o Sistema de Gestão Lyceum?

É um sistema de gestão educacional completo, integrado e flexível direcionado para instituições de ensino que desejam aprimorar seus processos administrativos e acadêmicos e ter plataformas modernas de comunicação com a comunidade acadêmica.

O que é o Lyceum

Para que serve um sistema de gestão educacional?

Para gerir diversas áreas da instituição de forma automatizada, prática e eficiente. O sistema possibilita o acompanhamento de toda a vida acadêmica de cada aluno — desde as questões financeiras até as acadêmicas.

Os portais do Lyceum conectam as pessoas que interagem com a escola, como seus gestores, professores, secretaria, pais e alunos. O portal online facilita a rotina de todos os envolvidos, inclusive pela possibilidade autoatendimento.

Quem deve investir em um sistema como o Lyceum

Quem deve investir em um sistema como o Lyceum?

Qualquer instituição de ensino que queira usufruir dos seus benefícios. O sistema é indicado para instituições de ensino básico, graduação, pós-graduação e até cursos livres, sendo personalizável de acordo com as demandas do cliente.

Quais são os principais benefícios de sua adoção?

Uma das maiores vantagens é conectar digitalmente as duas pontas do processo de ensino: a escola e o aluno. Para o estudante, nada melhor do que ter acesso aos serviços de seu interesse pela internet, o que é sinônimo de agilidade e comodidade.

Para a instituição, é uma enorme facilidade ter os seus processos e sistemas integrados. Inclusive, isso reduz custos operacionais e traz ganhos de produtividade, dois resultados importantes para o sucesso. Para completar, os indicadores de desempenho gerados também facilitam a gestão e ajudam na tomada de decisões estratégicas.

Quais são os principais benefícios de sua adoção

Que diferenciais o Lyceum oferece?

O sistema Lyceum é líder de mercado, o que foi construído ao longo do tempo devido à sua credibilidade e outros diferenciais como:

  •   foco no setor educacional, o que formou uma equipe especialista nos processos de instituições de ensino;
  •   satisfação e boa avaliação dos usuários;
  •   flexibilidade, sendo capaz de fazer adaptações para atender diferentes níveis e métodos de ensino;
  •   robustez, estabilidade e maturidade do produto;
  •   possibilidade de acompanhar o crescimento do negócio sem ter que trocar o sistema ou fazer grandes investimentos.


O modelo ERP (Enterprise Resource Planning) simplifica os processos cotidianos de uma empresa, mas, sozinho, não é suficiente para atender às demandas específicas da gestão educacional. Por isso, o sistema Lyceum pode complementá-lo ou substituí-lo, pode-se considerar o Lyceum um ERP verticalizado ou um sistema de gestão educacional com um leque de soluções desenvolvidas para atender as necessidades de uma instituição de ensino.


A digitalização dos principais processos melhora a comunicação das instituições com seus alunos e reduz a necessidade de ter muitas pessoas dedicadas a essas tarefas, já que muitas das atividades são automatizadas. Logo, os custos operacionais são baixos, diferentemente do cenário onde as atividades são manuais.

Por sua vez, os gestores conseguem acompanhar todas as informações geradas pelo sistema, principalmente acessar os indicadores que vão ajudar na visualização do negócio como um todo para tomada de decisões.


Os dois focos são as áreas acadêmica e financeira. Na parte acadêmica, podemos incluir os processos de captação, rematrícula, enturmação e questões relativas ao dia a dia letivo de cada aluno (atendimento, controle de faltas, notas, atividades e acompanhamento didático-pedagógico).

Em relação às finanças, os processo abrangem desde a gestão dos contratos dos estudantes, bolsas de estudo, financiamentos, inadimplência, avaliação institucional e contabilização da receita. No caso dos inadimplentes, o sistema possui tecnologia para o próprio aluno conseguir realizar acordos pela internet de acordo com parâmetros estabelecidos pela instituição.


Esse benefício é gerado para o aluno que consegue ser atendido pela internet, sem precisar visitar a escola ou entrar em contato para obter informações de seu interesse. O aplicativo e o portal cumprem boa parte da comunicação, disponibilizando dados e fazendo o atendimento às solicitações de serviços. Também é possível usufruir da ferramenta de chatbot para atender leads e alunos 24/7 com economia e escala.

Nos portais, além da consulta por dispositivos eletrônicos, é possível realizar funções como anexar documentos ou fazer pagamentos.


Os portais são personalizados de acordo com cada público para favorecer a captação de alunos. Por exemplo, os pais podem acessar o Portal de Admissão para Ensino Básico com o objetivo de agendar uma visita para conhecer a escola.

Para os cursos superiores, a proposta é focar na busca dos próprios estudantes e reunir as oportunidades para que eles cumpram etapas como: escolha de cursos, inscrição para vestibular e pagamento de boleto de inscrição.

Inclusive, também é possível vender cursos diretamente pela internet via Loja de Cursos, um portal de e-commerce criado especialmente para vender cursos pela web.

Ou seja, a automatização facilita os processos e proporciona praticidade para todas as partes.

Ligamos para você

Fale com um consultor